CHÁ O ALIMENTO DO CORPO E DA MENTE!

A bebida mais consumida no mundo há milhares de anos é o chá, depois da água. Originalmente feito pelas folhas da Camellia sinensis também conhecido como chá verde, o hábito de tomar chá inicialmente tinha características sociais, tornando-se um ritual em muitas regiões onde teve origem, como na China e Japão.

Com o passar dos tempos, a Camellia sinensis demonstrou possuir benefícios para a saúde que cientificamente apenas começou a ser pesquisado há menos de três décadas, confirmando suas propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antiateriosclerose, termogênicas. A maioria dessas propriedades devem se ao principal componente dessa planta chamado polifenol, mas possui vários outros componentes como a cafeína, taninos, proteínas, ácido ascórbico, vitaminas do complexo B, entre outras.

No Brasil porém a Resolução da Diretoria Colegiada de 2014 da ANVISA denomina de chá medicinal as drogas vegetais com fins medicinais para ser preparada por infusão, decocção ou maceração em água. São ervas medicinais usadas para fins de tratamento de forma simples ou compostas.

Seguindo um ritual como nos países de origem ou fazendo parte da cultura tradicional como no Brasil, o ato de beber um chá pode ser uma experiência de degustação, uma escolha terapêutica ou simplesmente um ato social.

Agora existe um movimento de revalorização de se beber chá, que vêm ganhando espaço por todo canto do mundo que são as preparações gourmet ou artesanais, onde se valoriza a harmonização de misturas de ervas. Essas misturas chamadas de blends normalmente são feitas por especialistas, entre eles os sommeliers.

Para qualquer situação que se decide preparar essa bebida é preciso observar certos cuidados, seguindo recomendações de como escolher a planta adequada para o fim que se deseja, considerando inicialmente a procedência das plantas secas. Depois a escolha dos utensílios para se ter uma infusão perfeita pode ser muito variada visto a infinidade de opções oferecidas. Mas o que dará sabor, aroma, e efeito ideal é a forma de preparo, que leva em consideração a temperatura da água e o tempo de contato das ervas secas com a água aquecida.

Vamos à alguns termos importantes:

  • CHÁ: legitimamente é feito pela infusão de folhas de Camellia sinensis, podendo ser de cinco tipos diferentes. Os tipos são o chá branco, chá verde, chá preto, chá oolong (azul) e chá vermelho.
  • CHÁ MEDICINAL: é a droga vegetal com fins medicinais, a ser preparada por meio de infusão, decocção ou maceração em água pelo consumidor.
  • INFUSÃO: é o processo onde se verte 150mL de  água aquecida sobre 2-5 g das ervas, abafando em seguida para acontecer a extração por 5 minutos.
  • TISANA: é a infusão de ervas que não são de Camellia sinensis . São usadas várias partes das plantas como raiz, casca, folha, flor, semente que geralmente possuem propriedades medicinais ou para o bem estar.
  • BLEND: mistura de chás de diversas origens, geralmente com inclusão de frutas secas, especiarias ou flores.

Blends Aromáticos

Plantas aromáticas e medicinais são usadas no preparo de bebidas pelo método de infusão, que é quando se verte sobre as ervas secas a água previamente aquecida e abafa-se. O conceito usando pelo apreciadores e conhecedores de chá não permite o uso desse termo quando não se utiliza as folhas da Camellia sinensis . Terminologia que se confunde, aqui no Brasil os chás são ditos medicinais quando é composto de ervas com propriedades terapêuticas, as ditas infusões, que também podem ser chamadas de tisanas, quando usam-se duas ou  mais ervas misturadas. Decidimos denominar as nossas misturas a base de ervas medicinais e aromáticas de BLENDS AROMÁTICOS pois possuem ervas com propriedades com natureza curativas e preventivas de distúrbios menores da saúde. Recomendamos a orientação prévia para seu uso com nossa profissional farmacêutica.

Nossos blends são produzidos de forma artesanal, sem conservantes, sem aromatizantes ou corantes. A embalagem dos chás e infusões da nossa linha foram cuidadosamente pensadas para oferecer a melhor qualidade, com segurança e sustentabilidade. A individualização oferece facilidade na dose certa, usando papel manteiga apenas com dobraduras (técnica tradicionalmente usadas nas boticas ou farmácias de manipulação). O pacote em papel kraft protege as ervas da luz solar, preservando seu aroma, sua cor e seus princípios ativos responsáveis pelas propriedades medicinais. E para reduzir o gasto energético a rotulagem é feita com carimbos e material vegetal colhido, prensado e colado, criando uma arte natural.

Blends Tradicionais e Especiais

Misturar chás é uma prática antiga, onde se adicionam flores e frutas ás folhas de Camellia sinensis para melhorar o sabor e o aroma. Um exemplo clássico é o famoso  chá  inglês Earl Grey, composto de variedades de chá preto com cascas de bergamota.

Nossos blends são produzidos de forma artesanal, sem conservantes, sem aromatizantes ou corantes.Priorizamos chás nacionais mesmo que o cultivo ainda seja pequeno, estando os produtores localizados na região de Registro  (SP) e no sul do pais, especialmente no Paraná .

As embalagens da nossa linha foram cuidadosamente pensadas para oferecer a melhor qualidade, com segurança e sustentabilidade. A individualização oferece facilidade na dose certa, usando papel manteiga apenas com dobraduras (técnica tradicionalmente usadas nas boticas ou farmácias de manipulação). O pacote em papel kraft protege as ervas da luz solar, preservando seu aroma, sua cor e seus princípios ativos responsáveis pelas propriedades medicinais. E para reduzir o gasto energético a rotulagem é feita com carimbos e material vegetal colhido, prensado e colado, criando uma arte natural.

Chás e plantas medicinais puros

Chás Puros ou Chás Especiais são aqueles feitos das folhas da Camellia sinensis . Como vinho, cada chá tem suas características próprias influenciadas pelas condições de cultivo, o que recebe o nome de terroir. São fatores naturais (condições de solo, clima, altitude) e de processos de produção que determinarão os tipos de chá. Chás  de qualidade informam sua procedência.

Chás Especiais não são simplesmente colhidos e secos, como acontecem com as ervas medicinais. O processo passa por várias e diferentes etapas até o produto final. Assim existem os seguintes tipos de chás (aqui descritos pelo método de produção):

  • Chá Branco: chá menos processado, considerado o mais saudável, pois é rico em catequinas e polifenóis;
  • Chá Verde: chá processados sob cozimento em alta temperatura para evitar oxidação. Possuem alta concentração de antioxidantes;
  • Chá Preto: chá totalmente oxidado, o que confere sabor encorpado e maltado;
  • Chá oolong: chá parcialmente oxidado, que passa por rigoroso processo de produção;
  • Chá pu-ehr: chá que sofre fermentação, e por isso é rico em substâncias probióticas. Sofrem envelhecimento durante anos antes da venda.

As plantas medicinais puras são usadas em tratamento de saúde, de forma fresca (quando colhidas pelo próprio consumidor) ou seca (que precisam de um rigoroso controle de qualidade). Para assegurar que sejam usadas plantas adequadas todo processo produtivo deve seguir recomendações, do cultivo ao produto final. Recomendamos o uso de plantas validadas cientificamente, ou seja, que tenham sua eficácia e segurança terapêuticas confirmadas ou pela tradição popular ou cientificamente.

Clique aqui e saiba mais. 

Cada espécie a ser usada em práticas caseiras quanto pela indústria de fitoterápicos precisa primeiramente ser identificada corretamente. O processo de colheita deve ser feito com as partes saudáveis, e com a parte a ser usada da planta. Plantas secas possuem validade!

Blends personalizados

Um produto personalizado trás a historia e intenção por trás de uma marca. A criação de um blend de chá para empresas e eventos oferece um atendimento e cuidado especial ao cliente e ás pessoas. O processo para criar um blend personalizado precisa de tempo e conhecimento, onde cada componente escolhido traduzirá em forma de aroma e sabor o propósito do projeto.

Gostaria de um oferecer um diferencial ao seu negócio? Solicite um orçamento.