A Dedo Verde desenvolveu seus cursos baseados na Politica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). De acordo com a PNPMF a população deve ter acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. As propostas de formação técnico-científica e  a qualificação para os profissionais de saúde e demais profissionais assim como para a população, são realizados baseadas no tripé: necessidade, eficácia e segurança.

Os cursos desse projeto são introdutórios e rápidos. Oferecem informações básicas sobre os tipos de terapia, como conhecer plantas medicinais, cuidados mínimos para plantar, como preparar e usar de modo correto remédios caseiros a base de plantas, onde estão as plantas tóxicas.

Os cursos desse nível possuem um enfoque um pouco mais profundo e direcionados para um público mais específico. Foram desenvolvidos para profissionais que atuam no comércio farmacêutico, ou graduandos de cursos afins, como forma de aprimorar os conhecimentos sobre fitoterápicos.

Nessa etapa os cursos possuem conteúdo avançado e bem específico, com carga horária mais extensa. Ideal para pessoas que já possuem conhecimentos prévios e necessitam de um aperfeiçoamento na área.

Escolha o seu curso dentro dos projetos apresentados e de acordo com o perfil profissional e seja bem vindo!

Depois que me tornei mãe tudo mudou…

Não consigo pensar em nada onde as crianças não estejam presentes, porque a vida com o nascimento do meu filho me fez reviver a época mais feliz e inocente que existe: a infância. E com essa nova experiência, o caminho profissional também mudou.  Assim juntei meus conhecimentos de longa caminhada com um novo desafio: a educação infantil e as plantas medicinais.

Desenvolvi esse projeto com o objetivo de ter a criança como centro das ações.  E nos tempos atuais onde as brincadeiras estão seduzidas pela tecnologia e os brinquedos industrializados, o ambiente natural perdeu seu lugar. E o desafio assim, ficou maior…

Mas a natureza nos mostra que muito se pode ensinar ás crianças através do BRINCAR. Valores e conceitos, como o respeito e responsabilidade podem ser vivenciados e entendidos ao se mostrar o ciclo de vida de uma planta.  Acompanhar o crescimento de uma semente plantada leva a criança a compreender um pouco mais da noção de tempo e de necessidades, de qualquer ser vivo.

De acordo com cada fase do crescimento infantil,  elaborei atividades (oficinas, workshops e minicursos) onde o contato com a natureza proporciona a percepção do mundo:

  • AULAS ESPECIALIZADAS: proposta oferecida para escolas de educação infantil, com carga horária semestral e/ou anual, onde são desenvolvidas atividades que necessitam de acompanhamento por um tempo maior e contínuo por parte da criança.
  • OFICINAS: momentos de atividades lúdicas onde as crianças brincando aprendem noções de jardinagemsustentabilidadearte ambientaldesenvolvimento sensorial, e a percepção da terra, da água, do sol, do vento, das plantas.
  • AULAS-PASSEIO: visita guiada a quintais e hortas, onde as crianças conhecerão o mundo das plantas através de  experiências reais de seus moradores ou cuidadores, priorizando a tradição do uso medicinal de algumas espécies cultivadas.
  • GARDEN DESIGNER KIDS: serviço de desenvolvimento de jardins personalizados e adequados ao espaço existente na casa onde habitam as crianças, que inclui a participação desta na implantação e manutenção das plantas.

A criança, que comunga naturalmente com o meio ambiente, é estimulada a explorar, sentir, testar, usar os órgãos de sentidos (ver, ouvir, tatear, cheirar e saborear). E para esses pequenos hortelões o aprendizado tem que ser vivencial para que as conexões entre os valores recebidos e as ações da vida real aconteçam.

Para saber quando e onde acontecerão nossas atividades, assine nossa newsletters ou entre em contato pelos nossos canais!