Hora do chá

CHÁ O ALIMENTO DO CORPO E DA MENTE!

A bebida mais consumida no mundo há milhares de anos é o chá, depois da água. Originalmente feito pelas folhas da Camellia sinensis também conhecido como chá verde, o hábito de tomar chá inicialmente tinha características sociais, tornando-se um ritual em muitas regiões onde teve origem, como na China e Japão.

Com o passar dos tempos, a Camellia sinensis demonstrou possuir beneficios para a saúde que cientificamente apenas começou a ser pesquisado há menos de três décadas, confirmando suas propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antiateriosclerose, termogênicas. A maioria dessas propriedades devem se ao principal componente dessa planta chamado polifenol, mas possui vários outros componentes como a cafeína, taninos, proteínas, ácido ascórbico, vitaminas do complexo B, entre outras.

No Brasil porém a Resolução da Diretoria Colegiada de 2014 da ANVISA denomina de chá medicinal as drogas vegetais com fins medicinais para ser preparada por infusão, decocção ou maceração em água. São ervas medicinais usadas para fins de tratamento de forma simples ou compostas.

Seguindo um ritual como nos países de origem ou fazendo parte da cultura tradicional como no Brasil, o ato de beber um chá pode ser uma experiência de degustação, uma escolha terapêutica ou simplesmente um ato social.

Agora existe um movimento de revalorização de se beber chá, que vêm ganhando espaço por todo canto do mundo que são as preparações gourmet ou artesanais, onde se valoriza a harmonização de misturas de ervas. Essas misturas chamadas de blends normalmente são feitas por especialistas, entre eles os sommeliers.

Para qualquer situação que se decide preparar essa bebida é preciso observar certos cuidados, seguindo recomendações de como escolher a planta adequada para o fim que se deseja, considerando inicialmente a procedência das plantas secas. Depois a escolha dos utensílios para se ter uma infusão perfeita pode ser muito variada visto a infinidade de opções oferecidas. Mas o que dará sabor, aroma, e efeito ideal é a forma de preparo, que leva em consideração a temperatura da água e o tempo de contato das ervas secas com a água aquecida.

Vamos à alguns termos importantes:

  • CHÁ: legitimamente é feito pela infusão de folhas de Camellia sinensis, podendo ser de cinco tipos diferentes. Os tipos são o chá branco, chá verde, chá preto, chá oolong (azul) e chá vermelho.
  • CHÁ MEDICINAL: é a droga vegetal com fins medicinais, a ser preparada por meio de infusão, decocção ou maceração em água pelo consumidor.
  • INFUSÃO: é o processo onde se verte 150mL de  água aquecida sobre 2-5 g das ervas, abafando em seguida para acontecer a extração por 5 minutos.
  • TISANA: é a infusão de ervas que não são de Camellia sinensis . São usadas várias partes das plantas como raiz, casca, folha, flor, semente que geralmente possuem propriedades medicinais ou para o bem estar.
  • BLEND: mistura de chás de diversas origens, geralmente com inclusão de frutas secas, especiarias ou flores.

Quer conversar com a gente, tirar dúvidas, sugestões, entre em contato conosco pelo email horadocha@dedoverdeeducacaoambiental.com.br.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram para saber sobre o mundo do chás: dedoverdehoradocha    ou procure pela hastag #horadochadakyrlah

 

Imagens: Heloisa Drumond Fotografias