Projeto Folhas

A química das plantas medicinais

Curso teórico: As substâncias com propriedades medicinais, também chamadas de substâncias ativas, são produzidas em sua grande parte por plantas. Conhecer as classes ou grupos químicos produzidos no metabolismo das plantas e suas principais características, dará entendimento para produção, extração e utilização em fitoterapia e fitocosméticos.

Público alvo: profissionais de nível técnico, alunos de cursos técnicos e da graduação de cursos da área da saúde e agrárias (agronomia, ciências biológicas, enfermagem, farmácia, medicina, nutrição e odontologia).

Carga horária: 4h – Quero Informações

Técnicas de extração de plantas medicinais

Curso teórico/prático: Nem sempre a planta fresca está disponível para ser usada. Por isso várias técnicas foram criadas e com o passar dos anos evoluíram, de forma a conservar por tempo maior as propriedades medicinais. Esses métodos extrativos permitem concentrar os componentes ativos das plantas. As indústrias farmacêuticas e as farmácias de manipulação são os principais setores que utilizam desses processos na fabricação de fitomedicamentos. O objetivo desse curso é que os alunos diferenciem e sejam capazes de preparar várias formas extrativas como tinturas, extrato fluido, extrato glicólico, etc.

Público alvo: profissionais de nível técnico ou do mercado farmacêutico, e alunos de cursos técnicos ou da graduação de cursos da área da saúde.

Carga horária: 6h – Quero Informações

Qualificação de fornecedores

As matérias primas de origem vegetal e os próprios fitomedicamentos devem seguir especificações técnicas que garantirão sua integridade e propriedades terapêuticas. Os órgãos sanitários possuem responsabilidades de fiscalização mas cada farmácia necessita avaliar e garantir que os produtos oferecidos aos seus pacientes possuam qualidade. Sendo assim os fornecedores e fabricantes devem ser qualificados não apenas em critérios legais e sanitários, mas também pelo seu histórico e suas análises realizadas. O objetivo desse curso é orientar sobre os procedimentos para qualificar um fornecedor ou fabricante de produtos de origem vegetal.

Público alvo: profissionais de nível técnico ou do mercado farmacêutico, e alunos de cursos técnicos ou da graduação de cursos da área da saúde.

Carga horária: 4h – Quero Informações

Conhecendo as plantas medicinais aprovadas pela ANVISA

Palestra: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão responsável pela promoção da proteção da saúde da população, através de portarias, normas e resoluções apresentaram nos últimos anos regulamentação e validação para plantas medicinais e fitomedicamentos. Os profissionais de saúde que atuam no sistema público e privado precisam conhecer não somente as leis mas os principais usos clínicos das plantas aprovadas.

Quero Informações

[contact-form-7 id=”2969″ title=”Formulário de contato 1_copy_copy”]