FitoterapiaPlantas medicinaisProjeto Sementinha

As crianças podem usar plantas medicinais com segurança?

Crianças podem usar plantas medicinais? Assunto importante a ser analisado pois possui riscos e benefícios. Há primeiro que se considerar que o metabolismo dos órgãos das crianças estão em desenvolvimento, assim as funções renais são menos eficientes. Se forem portadoras de deficiências hepáticas ou qualquer outra deve ser acompanhada por pediatras para uso até mesmo de chás. O uso desses recursos terapêuticos é de fácil acesso e pode contribuir no tratamento de diversos sintomas pois têm eficácia comprovada. Mas a questão é que estudos em crianças são poucos, e nos casos de plantas brasileiras, menores aínda. Assim o uso externo ou tópico não teria tanto risco como banhos com barbatimão ou goiaba. Já o uso interno precisa ser avaliado com profissionais de saúde já que poucas plantam possuem orientações de dose. Vou contar de 2 plantas que podem ser usadas em crianças de forma segura e tranquila pois existem estudos que confirmam seu emprego a partir de 2 anos: a camomila e o tomilho.
A camomila (Matricaria chamomila), foto 1, pode ser usada em forma de infusão na dose de 2g das flores desidratadas, 2 a 3 vezes ao dia . É uma planta muito útil pois trata de cólicas intestinais e também dos casos de insônia e nervosismo.

 Foto 1- Camomila verdadeira


Já o tomilho ( Thymus vulgaris), foto 2, pode ser usado em inalações em crises respiratórias, com muito mais segurança do que o conhecido eucalipto.

Foto 2- Tomilho


Vocês podem estar perguntando: só essas? Claro que não, temos plantinhas brasileiras como o chambá e o guaco usado em programas públicos de saúde. Mas na legislação infelizmente são poucas liberadas por questões de segurança mesmo. Claro que um chá usado de forma alimentar de vez em quando não oferecerá riscos maiores. O cuidado com as crianças ao se oferecer uma infusão é em se tratando de uso terapêutico, que necessita dose e frequência para curar o problema. Mas o assunto é abrangente e envolve muitas variáveis que devem ser avaliadas no uso . Dúvidas podem deixar nos comentários que responderei. Meu maior intuito é alertar para o assunto já que estamos na semana das crianças!!! Viva nossas crianças 👏

Deixe uma resposta