SAÚDE

Como pode estar integrado ações de saúde e plantas? Numa resposta bem simplória “Sem as plantas fotossintetizantes nós seres humanos morremos! Ou melhor, nem existiríamos sem esses organismos.

O meio ambiente é uma teia de interações entre espécies, onde existem relações de ganho e perdas, podemos falar de simbiose, comensalismo, parasitismo, competição, sociedade…

Assim deveríamos buscar viver em maior harmonia no nosso meio, mudando ou resgatando hábitos de consumo sustentável, preservando a natureza.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o uso de plantas medicinais como recurso terapêutico. E é histórico que a grande maioria dos medicamentos existentes hoje tiveram sua origem em usos tradicionais e da diversidade da flora. O Brasil é detentor de uma das maiores biodiversidades do planeta e seguiu as recomendações da OMS de promoção de terapias ditas alternativas, e instituiu políticas e programas que inserem as práticas complementares no Sistema Único de Saúde:

1- A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápcios (PNPMF ) que promove em linhas gerais o acesso seguro e racional de plantas medicinais e fitoterápicos à população, e o uso sustentável da biodiversidade.

2- A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) que normatiza e contempla a prática da fitoterapia, entre outras.

É preciso destacar dois conceitos aqui: o que é a Fitoterapia e os Chás Medicinais. A fitoterapia é um tratamento terapêutico caracterizado pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. Chá medicinal é a droga vegetal com fins medicinais, a ser preparada por meio de infusão, decocção ou maceração em água pelo consumidor, segundo a Resolução 26 de 2014 do Ministério da Saúde.

Assista ao vídeo com a palavra da farmacêutica sobre fitoterapia.

Não apenas amparados nas leis mas seguindo preceitos éticos e clínicos desenvolvemos nossas ações na área da saúde usando chás medicinais como opção terapêutica . Oferecemos o serviço de Orientação Fitofarmacêutica que é um componente dentro da prática profissional do farmacêutico que fundamentado em sua práxis, interage e responde às demandas dos usuários do sistema de saúde, buscando a resolução de problema de saúde, que envolvam ou não o uso de medicamentos, podendo se responsabilizar pela seleção de um medicamento a base de plantas medicinais que não necessita de prescrição médica.

Quer conhecer mais sobre como funciona nosso serviço e receber uma orientação fitoterapêutica? Entre em contato conosco através do formulário clique aqui.