Skip to main content

A história do uso do chá é antiga! Relatos fazem referência ao uso das folhas de chá verde, botanicamente designado por Camellia sinensis , no ano de 2737 a. C. pelo imperador chinês Shen Nung. A lenda conta que o imperador ao descansar sob uma arvóre, folhas de C. sinensis caíram numa vasilha de água quente que seus servos preparavam. O aroma o encantou e ao provar se encantou. Acabava de nascer o famoso chá. Hoje é uma das bebidas mais consumidas no mundo!

No Brasil a história do uso de plantas para o preparo de chás possui outro caminho, vem de uma mistura de matrizes que influenciaram a tradição cultural: os portugueses, os índios e os africanos. Os portugueses através dos jesuítas ao catequizar os índios introduziram ideias de doenças como castigo divino, e diferentes protagonistas foram se formando na medicina popular brasileira: raizeiros, curandeiros, benzedeiras, pais-de-santo, pajés , entre outros.

Numa análise farmacológica, as plantas possuem substâncias químicas que irão desempenham ou exercer diferentes propriedades no organismo. O próprio chá verde é rico em substâncias chamadas polifenóis, que possuem entre outras propriedades, ação antioxidante, antiinflamatória, anticancerígena, e sem mencionar o efeito termogênico, muito útil nos regimes de emagrecimento. Nos rituais religiosos o uso da figueira-do-inferno (Datura stramonium) utiliza das propriedades psicoativas dessa e de várias outras plantas, para alterar o estado de consciência.

Em uma recente resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a RDC 26/2014, o termo chá medicinal finalmente foi adotado para designar “droga vegetal com fins medicinais, preparada por infusão, decocção ou maceração em água”.

Mas tanta história, não desqualifica o uso alimentar e milenar no oriente, nem a tradição de uso de várias plantas com propósito de tratamento. Muito pelo contrário, hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a importância e necessidade de estudos de diversas  plantas medicinais.

E para atualizar e manter informado á você que interessa, conhece, utiliza, prescreve ou produz produtos a base de plantas medicinais que nossa empresa foi criada. Fique sempre atento ás nossas publicações e ofertas!

Saudações verdes!

Deixe uma resposta

Abrir bate-papo
Olá 👋 Podemos ajudá-lo(a)?